O Bodyboard Girls Experience (BBGE) regressa de 20 a 25 de Setembro à ilha da Madeira. Este encontro de atletas de bodyboard feminino traz novamente, à pérola do Atlântico, campeãs do mundo para curtirem e disputarem a famosa “Onda da Madeira”. Estão confirmadas as presenças da tricampeã e atual líder do ranking mundial Isabela Sousa (BR), da japonesa Ayaka Suzuki, vencedora do Nazaré Pro de 2015 e atual e nº 5 do ranking mundial e da atual campeã europeia, a portuguesa Joana Shencker. Nesta terceira edição a organização espera atrair à ilha 25 atletas e entusiastas do bodyboard num programa que para além de promover o desporto no feminino e o fairplay ainda investe na economia, na cultura e no turismo locais.
O Bodyboard Girls Experience é um encontro anual dedicado à promoção do bodyboard feminino e da ilha da Madeira enquanto destino de excelência para a prática da modalidade. Destaca o papel da mulher no desporto valorizando a iniciação desportiva das jovens e a sua capacitação competitiva num ambiente saudável de paridade e fairplay ao lado de campeãs europeias e mundiais, e onde a cultura e as particularidades turísticas locais são uma prioridade do programa. Trata-se de um evento com contornos únicos no âmbito das bodyboard trips a nível mundial.
O encontro ainda acolhe uma das etapas do Campeonato Europeu de Bodyboard de onde poderá sair a nova campeã europeia. As atletas internacionais que já confirmaram vir à terceira edição do BBGE com Isabela Sousa (BR) e Ayaka Suzuki (Japão) vão participar nesta etapa do ETB – European Tour of Bodyboard podendo classificar-se no ranking profissional europeu. Em causa está um prémio monetário no valor de 4.000€. Esta etapa do campeonato europeu encerra uma oportunidade única para o público madeirense, continental e internacional poder assistir a uma exibição de bodyboard ao mais alto nível competitivo na ilha da Madeira.
O que é o Bodyboard Girls Experience (BBGE)?
O BBGE não é um típico campeonato profissional. Trata-se de um encontro de bodyboard feminino que acontece anualmente na ilha da Madeira no qual participam aficionadas, curiosas, inexperientes, profissionais e atletas galardoadas. Durante a bodyboard trip tanto as atletas convidadas como as mulheres que se inscrevem para participar curtem em conjunto a onda da madeira e convivem durante as diversas ações que dão a conhecer a ilha enquanto destino turístico aprazível para o bodyboard e para a prática do turismo-natureza, para além de conhecerem aspetos únicos da cultura regional. Trata-se de um encontro amigável – com componente competitiva e de fairplay – no qual as atletas de competição podem entrar no campeonato ETB – European Tour of Bodyboard que decorre dentro do BBGE, e classificar-se no ranking profissional europeu.
O programa do BBGE é composto por uma bodyboard trip em diversos spots da ilha, ações turísticas e de descoberta da natureza, ações de limpeza das praias, e aulas com as campeãs. Orientado para a tomada de consciência da Madeira enquanto spot privilegiado e deslumbrante para o Bodyboard feminino e para o turismo de natureza, o BBGE promove o turismo e a economia locais e coloca a apreciada ‘onda da Madeira’ na rota internacional do bodyboard de competição.
O BBGE é uma iniciativa de Carina Carvalho (9 vezes campeã regional na Madeira ) e de Catarina Sousa (campeã mundial em 2009 e quatro vezes campeã europeia). É organizado pela A.S.R.A.M. (Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira) em parceria com o Ludens Clube Machico e conta com os apoios da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, da Direção Regional da Juventude e do Desporto, da Associação de Municípios da RAM, da Câmara Municipal de São Vicente e de Machico, tendo como parceiro institucional a Federação Europeia de Surf.
Carina Carvalho estará em Lisboa para entrevistas na semana de 12 a 18 Setembro – durante a sua participação no mundial em Sintra.
Facebook oficial: https://pt-pt.facebook.com/BodyboardGirlsExperience/
Instagram: @mbbge
Filme da edição de 2015: https://vimeo.com/143900264
Carla Isidoro
Assessoria de imprensa