Isabela Sousa, Alex Uranga e Diego Gomes vencem em Itacoatiara

 

A longa espera chegou ao fim! Após cinco anos finalmente um brasileiro levou o título do Itacoatiara Pro. A responsável pelo feito foi a cearense Isabela Sousa vencendo na decisão a japonesa Ayaka Suziki. Favorita, a tricampeã mundial foi ovacionada pelo público. Muito aplaudido pela torcida local também Alex Uranga, do País Vasco, foi o grande campeão entre os homens passando na decisão pelo francês Pierre Louis Costes.

E o domingo foi especial em Itacoatiara. A decisão da organização de deixar as disputas finais para o último dia da janela de espera foi mais do que acertada com ondas de 4-6 pés (1,5 a 2,0m) e formação perfeita na Praia de Itacoatiara. Sendo assim, os melhores atletas do mundo foram mostraram a verdadeira essência do esporte. Isabela Sousa mostrou-se uma verdadeira máquina de competição passando por Sari Ohhara na semi e depois batendo Ayaka Suzuki na final, ambas do Japão.

ita1

Primeira brasileira a vencer o evento, cearense abre a temporada feminina na liderança do ranking mundial. Entre os homens Alex Uranga venceu etapa em dia inspirado – Foto: Tony D´Andrea/Uma Rosa Filmes

Na decisão, Isabela começou atrás, com Ayaka achando duas ondas intermediárias. Fria, a cearense não se intimidou e aos poucos foi tirando a diferença. Restando poucos minutos, a atleta do Icaraí achou a onda do título.

“Já estava sentindo falta da vitória. Ano passado fui vice-campeã em três etapas e já tinha quase um ano que não vencia no mundial. Começar o ano assim é muito importante. Itacoatiara é muito especial, sempre sou bem recebida e esse ano não foi diferente. Agora é mirar em Arica, que também é uma etapa que nunca venci”, disse a nova líder do Circuito Mundial. Na decisão do terceiro lugar, a japonesa Sari Ohhara superou a canária Alexandra Rinder.

itc3

Alex Uranga – Tony D´Andrea/Uma Rosa Filme

A final masculina colocou frente a frente os dois melhores competidores de todo evento. Mas para chegar à final, Alex Uranga e Pierre Louis Costes enfrentaram uma verdadeira maratona de baterias, caindo três vezes no mar antes da disputa do título. No caminho até o duelo derradeiro, o basco passou por Eder Luciano (BRA), Amaury Lavenhe (REU) e Jeff Hubbard (HAV), enquanto Pierre superou Tanner McDaniel (HAV), Tristan Roberts (AFS) e João Zik (BRA), ambos sempre com somatórios altíssimos.

Na decisão, Alex começou a construir a vitória com um 7,65. Pierre descontou a diferença com um 6,8 e depois achou uma nota 8,75 para seguir vivo na disputa. Porém, em uma bela esquerda, o basco voou alto voltando limpo na melhor onda da final: 9,75 e o título confirmado.

“Hoje era meu dia. Estava muito bem no campeonato todo e as ondas subiram para mim. Estou muito contente com essa vitória. A torcida brasileira me apoiou do começo ao fim, me sinto em casa”, disse Alex. Na disputa do 3º lugar, o havaiano Jeff Hubbard passou pelo atleta local João Zik, que representou muito bem os atletas de Itacoatiara terminando o campeonato na quarta posição.

ita2

Diego Gomes – Tony D´Andrea/Uma Rosa Filmes

Diego Gomes leva na Pro-Junior:
Antes das finais profissionais, foi para água a final da categoria Pro-Junior. Fazendo companhia a sua conterrânea Isabela Sousa, o cearense Diego Gomes também subiu ao lugar mais alto do pódio ao garantir o título da etapa. O chileno Christian Tapia foi o segundo, seguido pelos cariocas Matheus Bastos (3º) e Sócrates Santana, atual campeão mundial da categoria, em quarto.

“Essa vitória é especial demais para mim. No Ceará não temos essas condições de onda e vencer aqui, competindo com o Sócrates e o Matheus, é demais. Amanhã volto para casa e vou tentar ir para o Chile”, disse Diego.

Masculino – Evento Principal – Round 4:
H1: Amaury Lavernhe (REU) 13,80 x 13,40 Dave Hubbard (HAV)
H2: Alex Uranga (EUK) 18,25 x 8,50 Eder Luciano (BRA)
H3: Matias Dias (CHI) 15,00 x 13,75 João Paulo (BRA)
H4: Miguel Rodriguez (PER) 11,25 x 16,50 Jeff Hubbard (HAV)
H5: João Zik (BRA) 13,35 x 11,65 Alan Munoz (CHI)
H6: Maxime Castillo (FRA) 16,15 x 15,75 Diego Cabrera (I.CAN)
H7: Tristan Roberts (AFS) 15,50 x 13,45 Sergio Luis (BRA)
H8: Tanner McDaniel (HAV) 12,40 x 16,35 Pierre Louis Costes (FRA)

Masculino – Evento Principal – Quartas de final:
Q1: Amaury Lavernhe (REU) 13,85 x 14,75 Alex Uranga (EUK)
Q2: Matias Diaz (CHI) 15,25 x 18,55 Jeff Hubbard (HAV)
Q3: João Zik (BRA) 16,25 x 12,75 Maxime Castillo (FRA)
Q4: Tristan Roberts (AFS) 15,30 x 18,90 Pierre Louis Costes (FRA)

Masculino – Evento Principal – Semifinais:
S1: Alex Uranga (EUK) 16,90 x 16,00 Jeff Hubbard (HAV)
S2: João Zik (BRA) 13,15 x 15,35 Pierre Louis Costes (FRA)

Masculino – Evento Principal – 3º lugar
Jeff Hubbard (HAV) 15,00 x 14,55 João Zik (BRA)

Masculino – Evento Principal – Final
Alex Uranga (EUK) 17,40 x 15,55 Pierre Louis Costes

Feminino – Semifinais
S1: Ayaka Suzuki (JAP) 12,50 x 12,15 Alexandra Rinder (I.CAN)
S2: Isabela Sousa (BRA) 17,25 x 9,25 Sari Ohhara (JAP)

Feminino – 3º lugar
Alexandra Rinder (I.CAN) 9,40 x 13,00 Sari Ohhara (JAP)

Feminino – Final
Ayaka Suzuki (JAP) 10,75 x 11,75 Isabela Sousa (BRA)

Pro-Junior – Semifinais
S1: Christian Tapia (CHI) 17,25, Sócrates Santana (BRA) 14,50, Marcelo Santos (BRA) 13,15, Wanderley Junior (BRA) 5,75
S2: Diego Gomes (BRA) 14,25, Matheus Bastos (BRA) 12,00, Luan Tavares (BRA) 10,65, Thiago Silva (BRA) 5,80

Pro-Junior – Final
Diego Gomes (BRA) 15,10, Christian Tapia (CHI) 14,65, Matheus Bastos (BRA) 12,80, Sócrates Santana (BRA) 11,50

O APB Itacoatiara Pro 2016 é apresentado por Furnas e um oferecimento da secretaria de Esporte e Lazer de Niterói. Conta com o patrocínio da Toyota SGA e W9.  Co-Patrocínio NET, Cervejaria Noi, Cotton, Diana Fashion e Independent Bodyboards. Apoios: Pousada Dunas de Itaipú, Way Suplementos, 4 cantos turismo, Restaurante Saboreando, Puro Suco, Fala Bed and Breakfast e Redbull. Colaboradores: André Eventos, Pampo Clube, Oceânica Rent a Car, Itacoatiara garden, Pousada Praia de Itacoatiara, Di Itacoá, Buzunga Guest House, Fisio Freire, Joama Construtora, Ride It!, Lanchonete Céu e Mar, Miksi Sushi e TMX gráfica.

0 Replies to “Isabela Sousa, Alex Uranga e Diego Gomes vencem em Itacoatiara”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

scroll to top