Educação e esportes: poderosas ferramentas de integração.????
A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. O bodyboarding tem sido, cada vez mais, uma ferramenta de conscientização e preservação ambiental, integração e inclusão social.
Nos últimos anos é expressivo o aumento de alunos e de projetos esportivos ambientais destinados aos jovens.
Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras, pela necessidade da preservação ambiental e pelos outros desportistas.
Agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, as resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade.
Nesse contexto, vale ressaltar que o esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta da proteção social e incentivo as crianças e jovens, pois, quando não estiverem na escola, diminuem o ócio evitando a desocupação mental.
Entretanto, é preciso entender o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das individualidades, a formação pessoal para a cidadania e a orientação para a prática social. Já a educação propriamente dita, através da escrita, da leitura, da sala de aula, tem a capacidade de formar o indivíduo para participar da vida política, econômica e social das cidades, estados e do país. Precisamos entender que o papel decisivo do esporte, junto à educação, é a busca por princípios e valores sociais, morais e éticos.
Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade. Esta é uma forma de incentivo e ao mesmo tempo melhorando a relação existente entre esporte e educação como elementos básicos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.
Frisamos que apenas e somente a educação básica de qualidade é capaz de garantir uma inclusão social completa e permanente. O acesso ao mercado de trabalho está disponível para aqueles que buscam e possuem qualificação. Acreditamos que educação e esporte transformam!
Foto: Gleyson Silva
Vem aí!
A 1ª etapa educoambiental bodyboarding
Praia de Itacoatiara
Abril 2019
Categorias:
Master por equipes.
Profissional;
Open;
Sub-16;
Sub-12.
Aloha!