QG no Paraná.
Capital sem ondas, as primeiras parcerias e uma das mais perfeitas direitas do Brasil.
Por: David Pimentel | Resistência Filmes
(texto originalmente publicado em 2006 na revista Ride It! #29)
Nosso envolvimento com vídeos começou há alguns anos quando elaboramos e colocamos em prática o projeto do programa Resistência – Esportes Radicais aqui em Curitiba e região metropolitana no Canal Comunitário. O programa era de uma hora inédita semanal, com os mais variados esportes de ação e diversas matérias envolvendo o estilo de vida das pessoas que praticam esses esportes.
E foi através do programa televisivo que começaram a surgir os primeiros convites para cobertura de eventos desses esportes, entre eles o bodyboarding e através de uma parceira com a Federação Paranaense de Bodyboarding fizemos em 2003 a cobertura do Brasileiro em Rio das Ostras e da primeira etapa do Circuito Sul Brasileiro que deu início a produção do vídeo desse Circuito no ano de 2003.
Após o sucesso na parceria para a produção do vídeo do circuito Sul Brasileiro de 2003 houve o interesse em dar continuidade ao trabalho, para realizar como diferencial e uma das principais ações da Federação Paranaense de Bodyboarding, a produção do vídeo oficial do circuito Paranense de 2004, chamado PARANUNCA, o qual teve seu lançamento na festa de encerramento do circuito.
No SoBBreviver, o grande destaque desse estado fica por conta de Sanderson Trevisan, hoje um dos principais atletas do cenário nacional. Sander mora em Matinhos, cidade já conhecida por suas clássicas direitas e o crowd pesado. Porém conforme ele mesmo diz: “Desça a mais bizarra lá de trás que aí fica tranquilo…”
Sanderson é um dos idealizadores do projeto SoBBreviver. Foi a partir de uma conversa com ele que surgiram as primeiras idéias de se fazer um filme viajando pelo país mostrando a quantidade e qualidade dos atletas e locais para prática do esporte nesse grande litoral brasileiro. É também um dos grandes parceiros e dos mais pilhados para “fazer as filmagens”.
Registramos o Pico de Matinhos quebrando clássico mais algumas vezes. E novamente um dos destaques foi o próprio Sander que pegou inúmeros tubos e mandou boas manobras na onda que sem dúvida nenhuma é uma das melhores direitas do Brasil.
No final de 2004 conseguimos estruturar nosso QG e hoje em dia estamos muito bem instalados na capital paranaense. Curitiba é uma cidade a 100 km da praia mais próxima, o que juntamente com os imprevistos do dia a dia dificulta um pouco mais nossa presença na praia nos mares mais clássicos, que na grande maioria das vezes rolam em dias de semana.